quinta-feira, 29 de outubro de 2009

MERGULHO NO RIO SÃO FRANCISCO EM PIRANHAS-ALAGOAS

Nos dias 12, 13 e 14 de outubro a Ecoscuba Maceió Centro de Mergulho foi até Piranhas, no sertão alagoano, à 290km de Maceió, para conferir como é o mergulho no “Velho Chico”, Rio São Francisco.

Depois de conhecer a cidade, que é histórica e patrimônio nacional, fomos às belezas naturais da região que giram principalmente em torno do Rio São Francisco. De barco de alumínio conduzidos pelo guia nativo José, seguimos para a caminhada histórica até a Grota do Angico, que é muito bonita e fácil de fazer, aonde o famoso cangaceiro Lampião, Maria Bonita e seu bando foram mortos. A natureza nesse ponto é exuberante.

Seguimos agora Rio acima até o ponto de mergulho que o guia sugeriu já que a maior parte do Rio que navegamos havia uma corrente muito forte. Essa parte é logo abaixo na Usina de Xingó e consequentemente da represa. Aqui a profundidade máxima chega a 50m.
Foram feitos três mergulhos exploratórios de no máximo 20m de profundidade. Pudemos observar na parte mais funda uma formação rochosa bem interessante e próxima as rochas várias espécies de peixes como tilápia, surubim, tucunaré (foto), piau e além de muitos camarões pitu (foto), alguns realmente grandes. Já na parte mais rasa havia uma formação bem interessante de algas, que formavam uma cortina do fundo até a superfície com bastante tucunaré pequeno nadando por entre elas.
Foi uma experiência muito boa e interessante e com promessa de volta e gosto de quero mais. Futuramente temos intenção de fazer saídas regulares para “nosso Velho Chico”.

ECOSCUBA MACEIÓ CENTRO DE MERGULHO
(82) 8844.5502 / 9325.3612 / 3260.1453
Praia do Francês - Alagoas - Brasil








Nenhum comentário:

Postar um comentário